sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Navio da Carnival Triumph danificado por incêndio fica a deriva no mar.


 
  
 
O navio de cruzeiro da Carnival  que foi deixado à deriva no Golfo do México, depois de um incêndio no fim de semana vai ser rebocado para Mobile, Alabama e deve chegar na quinta-feira, informou a linha de cruzeiro  na noite de segunda-feira.

 
Créditos: Agência AP - Todos os direitos reservados


A Carnival informou no início de segunda-feira que o Carnival Triumph de 102.000 toneladas  seria rebocado para Progreso, no México, que na ocasião estava mais perto devendo chegar na quarta-feira. Mas o navio, desde então, esta a deriva a cerca de 90 quilômetros ao norte por causa de fortes correntes, colocando-equidistante para Mobile.

 
 
Créditos: Agência Reuters - Todos os direitos reservados
 
"Dada a força das correntes é preferível rebocar ao norte para Mobile, em vez de tentar rebocar contra elas", disse o presidente e CEO da Carnival Gerry Cahill em um comunicado divulgado na segunda-feira.

O primeiro de dois rebocadores que vai puxar o Carnival Triumph para Mobile chegou ao local ontem à noite, e o segundo deve chegar nesta terça-feira, disse Cahill.

Os passageiros do Carnival Triumph descreveram condições desconfortáveis ​​na sequência do incêndio, que ocorreu domingo de manhã. Enquanto o incêndio foi contido para a sala de máquinas com a ajuda de sistemas de supressão automática de incêndio do navio, que resultou em uma perda de energia usada para operar o ar condicionado, elevadores e banheiros em áreas de passageiros, bem como, equipamento de cozinha usado para preparar refeições quentes. Durante algum tempo, o sistema de água doce do navio também estava baixo.

Pelo menos alguns passageiros passaram a noite de domingo dormindo no convés do Carnival Triumph, devido a falta de ar condicionado no navio. Sacos plásticos foram usados ​​como banheiros improvisados.

A Carnival disse na segunda-feira disse que os técnicos do Carnival Triumph tinham restaurado o seu sistema de água doce, e banheiros estavam operando em algumas partes do navio. Alguma energia foi restaurada para o Lido buffet do navio, permitindo café quente e serviço de comida quente limitado. A energia também foi restaurada para um número limitado de elevadores no navio, o que torna mais fácil para os passageiros se mover em torno do navio.

Nenhum dos 3.143 passageiros e 1.086 tripulantes a bordo do Carnival Triumph ficaram feridos durante o incêndio, mas na segunda-feira um passageiro com necessidade de diálise foi transferido para fora do navio para outro navio da Carnival, o Carnival Legend, para o transporte até Cozumel, México. Chegando na tarde de segunda feira, o Legend também forneceu refeições para os passageiros do Triumph. O cutter Vigorous da guarda costeira americana também está em cena.
 

No momento do incêndio, o Carnival Triumph estava perto do fim de um cruzeiro de quatro noites para o México a partir de Galveston, Texas, que começou na quinta-feira. O navio tinha sido programado para retornar a Galveston no início de segunda-feira. A Carnival diz que está organizando para levar os passageiros de volta para casa a partir de Mobile depois que o navio chega na quinta-feira. 

Tim Conder analista da indústria, da Wells Fargo estimou na segunda-feira  que o incidente poderia custar a controladora Carnival Corp. tanto quanto 10 centavos por ação, ou quase US $ 80 milhões, em perda de receita, os reembolsos de passageiros e os custos de reparação.

O fogo também pode causar um prejuízo em reservas futuras para a linha, embora observadores da indústria dizem que é muito cedo para saber com certeza. Enquanto o incidente ocorre no auge do período mais movimentado do ano para reservas de cruzeiros, um período conhecido como Wave Season, agentes de viagem na segunda-feira não estavam se preparando para uma desaceleração nos negócios
 

O fogo no Carnival Triumph vem apenas dois anos depois de outro navio da Carnival, o Carnival Splendour de 113 mil toneladas, foi desativado na costa do Pacífico no México por um incêndio durante um cruzeiro a partir da Califórnia - um incidente semelhante que acabou por ter um impacto negativo em reservas de cruzeiros no Estado.

O incêndio do Carnival Triumph é apenas o mais recente de uma série de incidentes graves que envolvam navios de cruzeiro, mais notavelmente o Costa Concordia  em janeiro de 2012, que deixou 32 passageiros mortos. Em outro incidente neste fim de semana, cinco membros da tripulação de um navio de 1.056 passageiros operado pela Thomson cruises baseada no Reino Unido  foram mortos em um acidente durante um exercício de segurança.

Após o incêndio no Carnival Splendor no final de 2010, o navio ficou fora de serviço por meses. A Carnival não disse quanto tempo ela acha que o Carnival Triumph poderia estar fora de serviço mas a linha já cancelou as próximas duas viagens do navio.

A Carnival também agiu rapidamente para oferecer a todos os passageiros do cruzeiro atual do Carnival Triumph um reembolso total para a viagem, bem como um crédito para um cruzeiro futuro.
 
 
Fonte/adaptação: USA Today
Imagens: Carnival Cruise Line  e Agências AP e Reuters - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário